O PROJETO

O Projeto RECAPIBARIBE por incrível que pareça, nasceu bem longe das terras  – ou melhor, das águas – pernambucanas, entrelaçando uma antiga paixão por rios entre Socorro Catanhede e Andre Catanhede que se conheceram em São Paulo e desde então permanecem juntos.

Por problemas diversos e para o bem do Capibaribe, o casal guardião do rio teve que voltar para Pernambuco e após uma breve estadia no município de Passira em meados de 1981, se instalaram de forma definitiva no Recife, mais precisamente, às margens do Capibaribe na comunidade Cabocó, Vila Esperança.

A modesta residência do casal, construída inicialmente de madeira, se mostrou um berço para a comunidade e escudo para o rio, onde reuniões, eventos e ações, sempre priorizando e despertando a consciência socioambiental começaram a ser desenvolvidas.

A primeira grande intervenção feita pelo RECAPIBARIBE foi através do programa desenvolvido intitulado “Gari do Rio”, onde um cabo de aço fazia a retenção do lixo que se movimentava com o vai e vem da maré. Outras ações foram desenvolvidas como o “Abril pro Rio” – fazendo alusão ao Abril pro Rock – e o “Há Gosto para o Capibaribe”, onde todo mês de agosto moradores, pescadores e convidados participam de shows, recitais poéticos, pesca do lixo, palestras, dentre outras produções artísticas e sociais.

CAPIBAR
Por se tratar de uma Organização não governamental (ONG), as únicas fontes de renda são provenientes de doações, e cobrança do valor simbólico de R$ 5,00 + 1 Kg de alimento não perecível para visitas na sede do Projeto onde também são ministradas palestras. O local também abriga o Capibar, restaurante que além de servir comidas regionais, oferece o espaço para encontros artísticos, aniversários, encontros de estudantes, dentre outros.

ONDE O DINHEIRO E OS ALIMENTOS ARRECADADOS SÃO USADOS?
Todas as ações realizadas pelo RECAPIBARIBE conta principalmente com o apoio da comunidade ribeirinha que em sua maioria são pessoas carentes e pescadores, como forma de agradecimento pelo tempo dedicado ao rio, a ONG realiza sorteios, doações de cestas básicas e um valor em dinheiro para cada participante cobrir os custos operacionais com as embarcações.

Saiba mais sobre nosso projeto em: http://www.icones.com.br/recapibaribe/